Bloco de Notas da História #11 – Quem foi Oscar Robertson?


No dia em que Russell Westbrook igualou um record que estava vigente há 5 décadas, importa recordar o papel de Oscar “Big O” Robertson no mundo da NBA. Oscar Robertson não foi o primeiro grande base da NBA, foi o primeiro jogador completo da NBA pela capacidade que apresentava de marcar muitos pontos, dar muitas assistências e ganhar muitos ressaltos. E isso derivava do facto do jogador apresentar uma altura (1,96m) incaracterística para um base.

Na década de 60 poucos acreditavam que alguém pudesse ser um jogador tão completo. Isso motivou um dia o treinador dos Celtics Red Auerbach a afirmar que o jogador “era tão grande ao ponto de o assustar”, e o seu colega de equipa Jerry Lucas a afirmar ao Indianápolis Star que “Robertson era um jogador seguramente à frente do seu tempo. Era demasiado perfeccionista ao ponto de estar constantemente a gritar-te aos ouvidos quando falhavas”.  Não era para menos. Logo na 2ª temporada na Liga, Robertson fez números de temporada que ainda são impensáveis para os dias que correm: 30.8 pontos, 12.5 ressaltos e 11.4 assistências de média.

Colocar Robertson e Russell Westbrook em comparação acaba por ser uma tremenda injustiça para ambos. O jogo mudou drasticamente. A liga ganhou mais jogos, ganhou mais competitividade, ganhou mais no plano táctico, ganhou um pace 3 vezes mais rápido que aquele que enfrentava Robertson nos seus tempos. Os jogadores fazem mais viagens, passam menos tempo em casa e o intervalo de descanso entre jogos é hoje muito mais diminuto. A NBA é hoje também uma liga onde se cruzam vários tipos de basquetebol, com especial incidência para a dicotomia americano\europeu. Oscar Robertson era um jogador à frente do seu tempo mas isso não equivale a dizer linearmente que Robertson seria actualmente o melhor jogador desta liga. No entanto, creio que seria um jogador preparado do ponto de vista físico e mental para singrar nesta liga se uma máquina do tempo lhe permitisse reaparecer “de novo” na actualidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s