Rafa vs Mehdi Carcela


Não pude deixar de observar nos últimos dias esta estatística do site Goalpoint.pt. Nos últimos anos, as pessoas tem levado ao extremo a comparação entre jogadores com base nos números estatísticos realizados sem atender a uma multiplicidade de factores como as características e competência individuais e colectivas dos jogadores nos vários planos do jogo, a sua adaptação ao novo clube, a novos métodos de trabalho e a um conjunto de rotinas e processos de jogo, ao trabalho “invisível” que é feito pelos treinadores com determinado jogador (que pode ser visível se o jogador demonstrar em campo uma determinada evolução trilhada) e à  forma em como os treinadores conseguem adequar as suas unidades às matrizes identitárias que são trabalhadas na equipa, optimizando o seu rendimento.


Esta estatística compara dois jogadores distintos ao nível de características que actuam (actuaram) em posições semelhantes num sistema de jogo semelhante em duas temporadas distintas. As duas realidades acabam por ser comparáveis apesar de Rafa ter sido utilizado em várias ocasiões no período estimado em duas posições completamente diferentes das que Rui Vitória utilizou Mehdi vCarcela na temporada passada: o jogador já alinhou várias vezes no corredor central atrás de Mitroglou assim como na passada semana foi utilizado como o homem mais adiantado da frente de ataque. Rafa tem estatuto de titular enquanto Mehdi Carcela foi quase sempre uma opção secundária na equipa do Benfica 15\16, colocada quase sempre nos últimos minutos da partida para tentar o “assalto final” à baliza contrária (aproveitando a interessante capacidade de cruzamento do belga e a sua franca disponibilidade para o drible no último ter«ço) nos jogos em que tal era necessário, ou para fazer descansar titulares no jogos que já estavam resolvidos ou bem encaminhados a meio do segundo tempo. Este é o primeiro pormenor a que a estatística não atende: enquanto Rafa é colocado na “batalha” pelos jogos, Mehdi Carcela já entrava na maior parte dos jogos com estes totalmente resolvidos.

O segundo pormenor é o modelo de jogo do Benfica: é um modelo que não privilegia o futebol de Rafa. Defendi isso logo desde que se confirmou a transferência do internacional português para a Luz. Acreditei logo que o Benfica estava a gastar 20 milhões num jogador que não se adequa a uma equipa que passa 80% da sua temporada a ter que atacar em ataque organizado. Se olharmos para o Rafa de Braga e se olharmos para o Rafa do Benfica descobrimos essa diferença. Em Braga, o jogador era expansivo e explosivo (no contra-ataque) porque os modelos de jogo dos treinadores que passaram pelos arsenalistas beneficiavam o futebol do jogador, lançando-o constantemente na esquerda em profundidade (aqueles lançamentos que os extremos desequilibradores adoram) no contra-ataque. Quando o jogador recebe na esquerda já bem dentro do meio-campo adversário, é um jogador que gosta de entrar na finta 1×1 de forma a poder isolar-se, entrar na área e a finalizar na cara do guarda-redes, pese embora o facto deste ainda ter que melhorar na finalização porque finaliza sempre da mesma forma e isso começa a ser um factor de previsibilidade que é conhecido dos guarda-redes.

Não posso deixar de afirmar, para finalizar, que Rafa teria melhor sorte no Dragão. O sistema de jogo de Nuno Espírito Santo seria o ideal para o futebol do internacional português. Não foi portanto descabido o facto do treinador do Porto ter pedido à SAD a contratação do jogador. Para corroborar tal facto, os mais atentos devem estar cientes da quantidade de jogo que é lançado em contra-ataque para Brahimi ou para Soares no flanco esquerdo ou a quantidade de vezes que é o próprio extremo argelino que sai em velocidade na transição para o contra-ataque através do flanco esquerdo. Rafa encaixaria na perfeição nesses papéis? Sim, estou convicto que sim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s