Amanhã há Amstel Gold Race


Como não poderia deixar de ser, a nossa aposta será no nosso ídolo Rui Costa, o dorsal 151 na prova holandesa. Esperemos que o Rui traga a vitória no icónico muro do Cauberg porque bem merece depois de vários anos em que a prova lhe foi madrasta. Vamos ver quais serão as “sensações” do português na prova após a paragem que lhe foi ditada pelo calendário de provas traçado pela equipa e pela necessidade de realizar um estágio de altitude, estágio que foi realizado quiçá já a pensar na preparação para as provas de 3 semanas.

Em Valkenburg (região de Limburg – Holanda), a concorrência será apertada. Diz-se no “circo” que quem não chegar ao início da subida para o Cauberg (1200 metros a uma percentagem máxima de inclinação de 12%) colocado nos primeiros 10 lugares da frente do pelotão, muito dificilmente conseguirá vencer a prova. A vitória de Enrico Gasparotto na edição de 2016 não foi excepção. O italiano, na altura corredor da Wanty, atacou logo no início da subida final. No entanto, como é uma prova composta pela passagem por várias colinas é bem possível que os favoritos tenham ideias de mexer com a corrida mais cedo de forma a poderem executar uma espécie de corrida por eliminação.

O ciclista português irá enfrentar a concorrência severa de várias unidades do pelotão. Eis os 5 ciclistas que considero serem em conjunto com o português da UAE\Emirates os principais candidatos a vencer a clássica: com Gasparotto (Bahrein-Mérida) na fila da frente como vencedor em título, como não poderia deixar de ser visto que o italiano é explosivo neste tipo de subidas, Phillipe Gilbert (Quickstep) parece-me, pelo longo historial de vitórias que possui na prova (3) e pelo positivo momento de forma que atravessa depois de ter ganho o Tour de Flandres há 2 semanas, o maior favorito. O vencedor de 2015 Michal Kwiatkowski (chefe-de-fila da Sky para a prova) e Alejandro Valverde (Movistar) também estão no topo dos favoritos. O veterano ciclista espanhol é movido obviamente pelo desejo de vencer uma das raras clássicas que nunca inscreveu no seu extenso palmarés. Pelo fantástico momento de forma que também está a passar no presente, outro dos candidatos é Greg Van Avermaet, o ciclista que venceu a Paris-Roubaix na semana passada. Porém, para que o belga tenha possibilidades de vencer, parece-me que terá obrigatoriamente que aguentar os esticões que vão ser realizados no início da rampa para conseguir levar a discussão para o sprint final, sprint que é realizado numa zona com menor inclinação.

A lista de favoritos não termina aqui. Com boas chances de batalhar pela vitória e até vencer no Cauberg estão ciclistas como: Sonny Colbrelli (venceu a meio da semana a Brabantse Pijl, uma prova de características semelhantes aquela que irá ser corrida amanhã), Petr Vakoc e Zdenek Stybar (Quickstep; os checos também estão a passar por um excelente momento de forma; são o plano B e o plano C a Phillipe Gilbert caso este possa ter uma avaria perto da fase de decisão da prova), Simon Gerrans e Michael Albasini (Orica; se chegarem em condições para disputar o sprint em grupeto são dois fortíssimos candidatos), Michael Matthews (Sunweb; Matthews afirmou hoje que queria ser tão versátil como é Greg Van Avermaet)Tim Wellens (se por exemplo conseguir executar um ataque nos 10 km finais), Bert Lindeman e Enrico Battaglin (Lotto-Jumbo-NL), Jay McCarthy (Bora), Oliver Naesen (AG2R), Diego Ulissi (companheiro de Rui Costa na UAE\Emirates), Pim Lighart (Roompot), Enrico Barbin (Bardiani) ou Bryan Coquard (Direct Energia). Qualquer um destes ciclistas tem hipóteses de vencer se a corrida inclinar para conjunturas que sejam favoráveis às suas características.

A corrida terá início às 9:33 da manhã de Portugal Continental. Terá transmissão na Eurosport portuguesa a partir das 13:45.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s