Os golos do dia


Ainda há uns dias escrevi aqui neste blog, para refutar de resto a ideia que alguns adeptos portugueses tendem a manter sobre o futebol italiano, que muitas vezes o tesouro encontra-se facilmente nas equipas do meio da tabela. Senão vejamos estes 3 momentos:

Empoli 3-1 Bologna

4 golos, todos eles de uma proeza técnica assinalável num jogo que teve um pace altamente frenético, pace que de resto é uma constante no Empoli das últimas 2 temporadas, apesar da equipa toscana estar neste momento a lutar arduamente pela manutenção na Serie A. Destaque evidente para o golo dos visitantes, golo no qual o jovem médio ganês Godfred Donsah, jogador que vem de uma nova escola de médios africanos de enormíssima qualidade (Amadou Diawara do Napoli, Assane Diousse do Bologna, Alfred Duncan do Sassuolo), serve com um passe de 60 metros a entrada de Simone Verdi no flanco direito, reduzindo ao minimalismo a acção de contragolpe da equipa da Emilia Romagna. O resto é um trabalho magnífico do extremo do Bologna sobre os defesas do Empoli para colocar a bola no enquadramento perfeito para o seu fantástico tiro de canhota!

Sassuolo 2-2 Fiorentina

A luta pela 6ª posição da Série A continua ao rubro… pela negativa visto que os 3 candidatos (Inter, Fiorentina e AC Milan) perderam pontos e não desatam o nó. Com o futuro de Paulo Sousa já anunciado pela direcção dos Viola (não irá ficar no comando técnico dos Viola na próxima temporada), a equipa está a protagonizar uma recta final de campeonato à imagem e semelhança daquilo que foi a temporada: um longo carrossel de altos e baixos (mais de baixos do que realmente de picos altos) num trabalho em que sobressai simplesmente o bom trabalho que o português fez com jovens como Federico Bernardeschi, Federico Chiesa, Ianis Hagi e Sebastian Cristóforo (a Fiorentina deverá accionar a cláusula de compra do uruguaio emprestado pelo Sevilla). 

O modelo de jogo confuso e até de certa forma impraticável que o português tentou implementar sem grande sucesso (sem ter centrais para sair a jogar a partir de trás, uma das lacunas evidentes que tem custado muitos golos aos Viola), a fraquíssima prestação defensiva da equipa, a pouca intensidade com que esta pressiona os adversários, a negativa rotatividade que o português promove, acabando por não ter um onze base com jogadores altamente rotinados e as constantes invenções (esta de colocar o colombiano Carlos Sanchez a central é uma anedota pura!!) fez cansar os adeptos e a direcção.

No meio deste turbilhão, ainda tem existido alguma clarividência. Borja Valero tem sido esse jogador. Bem sei que os adeptos Viola queixam-se constantemente que não vêem Valero fazer boas partidas. Mas o futebol do médio espanhol é assim mesmo. Quando engata, engata. Quando não engata, pode sempre aparecer com uma assistência do calibre daquela que hoje realizou para o golo de Federico Chiesa. O médio espanhol é portanto um daqueles jogador que “até a dormir, joga bem” – o toque aveludado que dá à bola é apreciado em Itália por todos, excepto pelos adeptos da Fiorentina! Não é à toa portanto que Prandelli uma vez afirmou que Valero tinha lugar em todas as selecções, menos na espanhola.

Uma ponta final épica para a Lazio.

18 golos marcados e 9 sofridos nas últimas 4 jornadas (3 vitórias, uma delas contra a Roma e um empate nesta sequência de final da temporada) garantiram a qualificação directa da Lazio para a Liga Europa. A mais não podem ambicionar os romanos porque ainda estão, infelizmente, a milhas da qualidade das 3 equipas que militam acima na tabela. Contudo, cada jogo destes na recta final do campeonato tem sido sinónimo de muita qualidade (Keita Baldé, Felipe Anderson), de bons espectáculos e de muitos golos. Bom prenúncio para a final da Coppa de Italia, partida na qual os romanos defrontarão a Juventus a 2 de Junho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s