Uma aliança estratégica


Não sejamos cegos nem queiramos absorver qualquer tipo de informação sem lhe passar uma de mão de primário de racionalidade: toda a gente se apercebeu que a “reunião” realizada ontem pelos responsáveis de comunicação de Sporting e FC Porto visou essencialmente o estabelecimento “às claras” de contactos prévios entre os dois clubes no sentido de alinhavarem estratégias para o futuro no que concerne à destruição da influência que o Benfica tem sobre os decisores dos órgãos que compõem a Federação Portuguesa de Futebol.

  1. Compreendo que os vários pontos de contacto (e de entendimento) devidamente redigidos no comunicado conjunto tenham sido discutidos e possam servir eventualmente num futuro próximo como armas de arremesso (contra o presidente da federação) “se a FPF não escutar as pretensões” dos 2 clubes nestas matérias. Parece-me portanto por demais evidente que esta reunião foi o primeiro passo para a criação de um bloco de pressão (alargado) que visa essencialmente acabar com a esfera de influência do Benfica na FPF e iniciar um processo de autêntica limpeza de quadros na Federação. Não creio que Sporting e Porto consigam para já alterar o quer que seja nesta esfera de influência, porque a máquina está efectivamente bem oleada (por cada dirigente que saia dos órgãos federativos, o Benfica arranjará forma de o substituir por outro que seja capaz de defender os seus interesses) mas creio que é perceptível aos olhos de todos o desenho de uma conjuntura para o futuro que tem como pano de fundo, final e último, uma eventual demissão de Fernando Gomes (antes do final do mandato) e a ascensão de Pedro Proença à presidência da FPF. A demissão do actual presidente da Federação Portuguesa de Futebol levará por conseguinte à destruição de toda a estrutura que no entender dos dois clubes é suportada e age em benefício dos interesses do Benfica.

Para efeito, denota-se que não interessa tanto ao Sporting como ao Porto que o novo regulamento disciplinar que está a ser trabalhado (revisto) na Cidade do Futebol endureça as sanções a aplicar aos dirigentes para que o ataque cerrado que tem vindo a ser realizado relativamente à actuação dos 3 conselhos (de Arbitragem, de Disciplina e de Justiça) se mantenha na próxima temporada. O argumento exposto pelos dois clubes é bom, não haja dúvida. Puxar um DLG consagrado na Constituição da República Portuguesa (liberdade de expressão e opinião) como um veículo permissor de determinados comportamentos censuráveis que devem efectivamente ser alvo de sanções pesadas no próximo Regulamento Disciplinar (verbalizações que chegam a roçar o insulto barato) é efectivamente uma jogada de mestre. É uma jogada de mestre porque infelizmente, neste país, a experiência de outros casos dita-nos que a liberdade de expressão e opinião é um direito intocável e irrefutável mesmo nas situações em que um determinado cidadão ousa afectar deliberadamente e com dolo a honra ou a reputação de outro cidadão.

2. Noutro âmbito, os dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol cometeram a meu ver um lapso enorme ao anunciar a inserção do videoárbitro na próxima temporada sem que esteja ainda definido o regulamento de competências, atribuições e operacionalização da actuação da figura. Tal lapso, propositado ou não, não veio de forma alguma tornar totalmente transparentes as regras “deste jogo muito particular” porque, apesar do VA não vir de forma alguma para substituir a actuação dos árbitros principais mas sim para auxiliá-lo em situações críticas em que este poderá ter uma visão alicerçada em interpretações subjectivas, deverá exercer a sua função de acordo com um quadro objectivo de competências, atribuições e prerrogativas. Porto e Sporting viram aqui uma janela de oportunidade para tentar incentivar os dirigentes da FPF a adoptar algumas das medidas propostas no comunicado, tentando efectivamente puxar já a brasa à sua sardinha no que a esta matéria diz respeito, sem porém descartar a hipótese de vir a tomar uma atitude contestatária se os dirigentes da FPF vieram a rejeitar a inserção destas.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s