A estupidez de Budag Nasirov e a aposta em jogadores de desenvolvimento na equipa B do Sporting


Segundo a lei 3 das regras do jogo, ponto 7, Se o jogo é interrompido e a interferência foi causada por:
• um elemento oficial de uma equipa, um suplente, um jogador substituído ou um
jogador expulso, o jogo recomeça com um pontapé-livre direto ou pontapé de penálti

A decisão tomada pelo árbitro da partida no lance que podem ver no vídeo em epígrafe é portanto… correcta.

Há uns tempos, em conversa com o Miguel, autor convidado deste blog, a propósito do que ele escreveu neste post, referi-lhe a minha opinião muito particular quanto à estratégia que deverá ser seguida daqui em diante na equipa B do Sporting. Referi nessa conversa a ideia que a equipa B do Sporting está a ser, desde a sua formação em 2012, palco para todo o tipo de experimentalismos de jogadores vindos de “outros planetas” a troco de praticamente nada quando deveria servir exclusivamente em primeiro lugar a transição de atletas do departamento de formação para o escalão sénior e em segundo lugar para o desenvolvimento de jogadores em que haja um mínimo criterioso de garantias em como poderão um dia ascender ao plantel principal.
Nos últimos anos já passaram pela equipa B do Sporting jogadores jovens (e não só) das mais diversas paragens, chancelados quase sempre em virtude dos objectivos comerciais da direcção leonina. Arrisco-me mesmo a dizer que por cada viagem oficial que Godinho Lopes e Bruno de Carvalho realizaram nos últimos anos a um determinado país para promover a Marca Sporting ou abrir uma nova escola de formação, acabou por vir um “obscuro talento desse país” – a lista é larga – Seejou King (Dinamarca), Atila Turan, Hedi Sacko, Ousmane Dramé (França), Ni Plaange (Benim), Ruan Yang, Yan Zihao, (China), Lucas Patinho, Everton Tiziu, Murilo de Souza (Brasil), Sunil Chhetri (India), Gael Etock, Lewis Enoh, (Camarões), Matias Perez (Paraguai), Sambinha (Guiné-Bissau), Khadime Ndiaye (Senegal), Ramy Rabia (Egipto), Luis Caicedo (Equador), Tomas Rukas (Lituânia), Kiki Kouyaté (Mali) e na presente temporada Fidel Escobar (Panamá), Merih Demiral (Turquia), Bilal Aouacheria (França), Liam Jordan (África do Sul), Leonardo Ruiz (Colombia) e o azeri Budag Nasirov –  dos 26 jogadores contratados para “desenvolver” na B, nenhum se aproveitou para a equipa principal e foram poucos aqueles que vestiram a camisola da equipa principal. Assim de relance, sem a ajuda do zerozero, lembro-me apenas que em jogos oficiais, tiveram alguns minutos em jogos de menor destaque (Taça da Liga) Sacko, Dramé Plaange e Rabia. Os restantes não passaram mesmo de apostas goradas, desaparecendo grande parte destes do radar.

Da lista que elenca em particular a equipa B do Sporting na presente temporada, só Demirel terá especiais hipóteses de ascender à equipa principal, não tomando desde já esse dado como garantido. Por outro lado, há uns meses, chegámos a assistir a um perdão da direcção do Sporting ao panamenho Fidel Escobar quando este cometeu a proeza de ir de férias no Natal para a sua terra natal, sem mostrar, por qualquer razão aparente, vontade para regressar. A atitude da direcção do Sporting perante este caso poderia dar azo à escrita de um post sobre o assunto. Como não quero tornar-me maçador passo imediatamente para as conclusões: se um jogador a quem lhe está a ser dada uma oportunidade para desenvolver num clube com altíssimas condições ou pelo menos melhores do que as que este tem no seu país natal, não quer voltar, porque é que a direcção do Sporting haverá de perdoá-lo e reintegrá-lo quando este 2 meses depois pede desculpa pelo sucedido devido ao facto de poder vir a enfrentar uma suspensão internacional? Que exemplo é que a SAD do Sporting deu aos seus jovens atletas? Não se espantem portanto que surjam mais casos idênticos aos de Bruma, Eric Dier – quando não se consegue ter mão pesada sobre as birras que os jovens jogadores que ainda não provaram ou conquistaram nada fazem, não há salvação possível para colocar essa mão pesada quando eles fazem birra para sair do clube assim que chega aquela proposta contratual tentadora.

Se um dia Fidel Escobar chegar à equipa principal e obtiver condições para lhe ser apresentada uma proposta milionária de outro clube, não hesitará em esquecer quem lhe deu a mão quando não foi profissional e quando não quis aproveitar a oportunidade de ouro que lhe estava a ser dada, para fazer uma das clássicas birras em que o Sporting sairá, como tem saído ao longo de anos, altamente prejudicado.

É neste marasmo que se encontra actualmente a equipa do Sporting. A equipa B do Sporting vai servindo para todo o tipo de experimentalismos e para um conjunto de jogadores jovens que não constituem, por teimosia, aposta do seu treinador principal, cumprindo lá pelo meio, a sua principal função (de transição entre etapas de desenvolvimento) num ou noutro caso pontual, se bem, que até neste capítulo, tem dado maiores resultados a estratégia de empréstimos executada pelo clube nas últimas temporadas. Os resultados não tem sido desde a sua formação os melhores assim como as exibições e empenho dos atletas também não tem sido a melhor. Acredito portanto, face às evidências, que é hora de tornar a equipa B um poiso melhor para o que de bom o clube vai formando, assim como para o lançamento (na altura certa) de jogadores juniores. Não descarto porém a possibilidade de vir a desenvolver um ou outro jogador nacional ou estrangeiro (jovens ou de idade mais avançada) mas creio que o Sporting deverá ter critério na escolha desses mesmos jogadores, ou seja, contratando apenas aqueles que naquele momento dão garantias de vir a ser aposta na equipa principal no horizonte de uma temporada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s