Mais explícito não poderia ser – o drama da vida de um ciclista


Em declarações à versão espanhol ao Ciclismo a Fondo, foi assim que Tom Dumoulin justificou a paragem durante a etapa de ontem. O holandês referiu que até tinha pernas para abordar da melhor maneira a subida final mas, o seu estado intestinal não era o melhor.

Ao contrário do que muita gente pensa, o organismo e o sistema metabólico de um ciclista deve ser provavelmente um dos sistemas mais frágeis dentro do mundo do desporto. A brutalidade do esforço realizado obriga o atleta a ter que se alimentar correctamente por várias razões, não podendo por outro lado cometer nenhum deslize alimentar (má alimentação, produtos estragados, alimentos em quantidades exageradas):
– produção de ATP para poder gerar energia através do consumo de hidratos e açucares, grupos de alimentos passíveis de gerar energia por intermédio de vários processos complexos “misturados” com uma correcta oxigenação.
– Absorção rápida de glicose durante os momentos de corrida para que as suas reservas de açúcar não se esgotem visto que são seres com uma baixa taxa de massa gorda (Alberto Contador por exemplo tem 6% de massa gorda no seu corpo) e de ácido láctico, os combustíveis que o organismo vai buscar assim que se esgotam as reservas de açúcar\hidratos de carbono; a utilização de ácido láctico para efeitos energéticos tem efeitos perversos no rendimento muscular.

Qualquer deslize cometido na alimentação de um ciclista será portanto a sua “morte energética” e muscular, alterando por completo o seu rendimento desportivo e o seu estado de bem estar físico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s