O gigante Matej Asanin


Quando vi no início da época que o Sporting tinha contratado um guarda-redes internacional croata confesso que me lembrei imediatamente de um dos maiores ídolos do desporto croata: o magnífico Vlado Sola, histórico guardião que esteve intimamente ligado às grandes conquistas internacionais (campeonato do mundo de 2003, Jogos Olímpicos de 2004, Prata nos campeonatos do Mundo de 1995 e 2005) das principais conquistas e feitos realizados pela virtuosa geração croata dos anos 90 e 2000.

Aos 23 anos, após duas passagens pelas melhores ligas do mundo (Ademar Leon da Asobal e HBW Balingen-Weilstetten da Bundesliga) confesso que a primeira ideia pré-concebida que tive sobre o gigante croata foi o pressentimento que o andebol do Sporting tinha acabado de contratar mais um jogador “instável” à procura de assentar arraiais num clube – o histórico de Asanin assim o dava para depreender dadas as suas curtas passagens uma temporada por vários clubes. Pareceu-me que poderia vir aí “gato por lebre”. 
Estava redondamente enganado! O croata tem sido o elemento mais preponderante na fantástica campanha que os leões tem vindo a fazer no campeonato e na Taça Challenge, sendo uma autêntica parede para os adversários. Apesar de algo desengonçado (diria até descoordenado; facto absolutamente normal para um guarda-redes com um centro de gravidade alto) Matej Asanin é de uma técnica de baliza soberba. Para altura que o croata tem, é um guarda-redes elástico, ágil, muito eficiente na abordagem aos remates de 1ª linha (por vezes que nem se precisa de esticar muito porque tem um bom tempo de reacção e faz uma leitura muito boa do movimento e da intenção de remate do adversário) rápido a sair aos 4 metros para poder fechar a baliza aos remates de 6 metros (usando em muitas situações as suas longas e elásticas pernas) e eficaz na forma em como defende os remates específicos das pontas (nunca dá o primeiro poste, bastando-lhe esticar os longos braços que possui para conseguir defender).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s