O miúdo que tinha que nascer 9 vezes para Jesus lhe dar uma oportunidade na equipa principal do Benfica


… acaba de render 60 milhões aos cofres do Mónaco. Não há como não adorar o seu adocicado pé esquerdo, a vertigem que coloca no jogo com as suas acelerações no drible, a inteligência com que pensa todas as suas acções e a sua capacidade de finalização.

Guardiola sabe perfeitamente o que comprou. Se há réplica (em menor escala, para já) de Lionel Messi, essa réplica é Bernardo Silva. O português é facilmente conciliável num onze com Kevin DeBruyne e David Silva (tridente de criação atrás do ponta-de-lança) e será obviamente uma mais-valia enorme para a equipa se considerarmos que o português pode facilmente adequar o seu jogo ao trabalho de cedência de apoio frontal entrelinhas constante que os avançados (Kun Aguero e Gabriel Jesus) garantem aos médios que jogam nas suas costas. Estou certo que veremos muitas situações ao longo da próxima época nas quais, o jogador, partindo da direita ou do corredor central, irá procurar imenso as tabelas com os avançados, protagonizando situações análogas a esta.

Contudo, há um aspecto onde tenho algumas reservas. O jogador terá que melhorar imenso os seus índices físicos para se poder constituir como uma alternativa regular de 90 minutos. O jogador tem alguns défices ao nível de resistência, não sendo um jogador para já capaz de cumprir 90 minutos numa série de 10 jogos por exemplo, ou de fazer 90 minutos em todos os jogos de um mês intenso ao nível de transito competitivo. Tal situação, no Mónaco, deveu-se em certa parte ao facto do jogador ter algumas dificuldades para gerir o esforço que emprega nas suas acções porque o seu jogo (e o jogo da própria equipa de certa forma) obrigou o jogador a ter que realizar em campo dezenas de pico de velociodade. Em Inglaterra, não poderemos negar que o jogador será obrigado a ter que disputar partidas com um pace mais elevado, num menor espaço de tempo ou seja, com um tempo de recuperação menor. O jogador irá decerto adequar-se ao pace da Premier porque é efectivamente um jogador capaz de se inserir e de brilhar em qualquer ritmo de jogo, mas, há sempre essa contrapartida com que Guardiola terá que contar nos primeiros tempos: o facto de ter que lidar com o facto de Bernardo Silva não ser um jogador capaz de alinhar 90 minutos numa série consecutiva de desafios.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s