O prodígio chamado Tomokazu Harimoto


Tomokazu Harimoto. 13 anos, faltando cerca de 1 mês para completar 14. Mesa tenista sénior profissional. Qualificado para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo de Ténis de Mesa no escalão de seniores depois de ter derrotado o seu compatriota  Jun Mizutani, o actual nº6 da modalidade, mesa tenista que no ano passado foi um dos medalhados olímpicos (medalha de bronze) nos Jogos do Rio de Janeiro. Parece estranho? Digamos que, no mínimo, o jovem prodígio japonês é um daqueles fenómenos raros que ciclicamente aparecem no mundo do desporto. Um fenómeno cada vez mais raro nos tempos que correm, diga-se, dado o crescente fenómeno de sedentarismo entre os jovens.Numa altura em que uma das grandes problemáticas de fundo no mundo do desporto reside precisamente no facto de existirem menos crianças a praticar exercício físico regular e desporto federado por uma multiplicidade de factores que abriria espaço a um post interminável pelo interminável número de razões que são alegadas pelos pais para não permitir que os seus filhos possam ter um crescimento físico, psíquico e social adequado pela via do desporto, o mesa tenista japonês, atleta que actualmente está em 69º do ranking mundial de seniores corre em contra-ciclo. E a sua ascensão já não é de hoje. Há uns meses, na minha ronda diária pelo Youtube, cruzei-me com o video da sua primeira final num torneio da égide da ITTF (International Tenis Table Federation) no Open da Índia contra uma das grandes referências do panorama actual do Ténis de Mesa, o multipremiado alemão Dimitry Ovtcharov, mesa tenista que já conquistou 4 medalhas olímpicas (1 de bronze em singulares em Londres 2012), 3 Taças do Mundo por selecções, 4 medalhas de bronze em Campeonatos do Mundo (2 em singulares), uma medalha de ouro nos European Games de Baku, e 12 medalhas em Campeonatos Europeus (entre as quais 8 de Ouro, 2 na variante de singulares). Nessa partida, o jovem, actual campeão do mundo do escalão júnior (com apenas 12 anos) e primeiro mesa tenista abaixo dos 21 anos a atingir os quartos-de-final de uma prova da Taça do Mundo de Ténis de Mesa, portou-se extraordinariamente bem contra o consagrado mesa tenista germânico.

Filho de uma antiga jogadora chinesa profissional que chegou a alinhar pela selecção nacional chinesa feminina em 1995, o jovem começou a praticar a modalidade quando tinha dois anos. A ascensão foi meteórica. O jovem Tomokazu venceu todos os escalões etários dos campeonatos nacionais do Japão até ao escalão de sub-21, passando ao profissionalismo em 2015. Em 2016 conquistou o Japan Open no escalão de sub-21. O seu maior desejo é, segundo as suas palavras, conquistar a medalha de ouro no torneio de singulares dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 quando tiver 17 anos. Descrito como um atleta disciplinado e muito trabalhador, o jovem gosta de fazer do ataque a sua melhor defesa, odeia perder e, segundo a sua progenitora, o que o distingue dos outros jogadores do circuito mundial é a sua capacidade de concentração do primeiro ao último minuto das partidas, indiferentemente do adversário que está a defrontar:

“Just at the very beginning, when you start with table tennis, it is very important not to put learning technical aspects in the foreground, but primarily to arouse curiosity, desire and passion; so with Tomokazu. The desire for table tennis is especially for kids the main drive to continue on their own and to have the will to be better. However, important for further development, it is important to keep an eye on the correct playing style and technique early on.”

“Tomokazu loves tournaments – and hates losing. If there is something that distinguishes Tomokazu, it is that he keeps the highest level of concentration in any game against any opponent until the last ball. This is probably one of the main reasons that he can survive in a long tournament using his complete technical skills. My wish for the future is that he stays persistent and determined whilst practising the basics to develop his technique.” – Zhang Ling

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s