Como se pode levar um cabaz numa final sem defender muito?


Se clicar em cima de “situação” poderá ver o vídeo  da jogada analisada.

Situação 1 – A falta de intensidade com que Tristan Thompson sai ao adversário depois de um double team sem efeito sobre Curry. Não condiciona o lançamento de Draymond Green porque está atrasado e não é rápido a fechar o espaço. Quando recebeu a bola, o jogador de Golden State tinha duas hipóteses plausíveis: ou lançava o triplo como lançou ou fazia uma assistência para Zaza Pachulia dada a posição isolada do poste alto georgiano.

Situação 2 – Fast break – Um dos pontos fortes dos Warriors – A equipa de Cleveland demora imenso a descer. Percebo a razão que levou Tristan Thompson a não fazer a falta. O poste tem todo o tempo do mundo para a fazer, mas, naquela situação creio que seria gastar uma falta em vão porque a probabilidade de Thompson falhar é diminuta. Thompson lança à vontade, falhando o lançamento. 4 jogadores de Cleveland vão para as imediações do aro à espera que o ressalto caia ali ali por perto. 70% dos ressaltos vindos de lançamentos triplos resultam em ressaltos longos para a frente ou para os lados. Thompson consegue ganhar a 2ª bola (um dos factores que explica a derrota dos Cavs no primeiro jogo juntamente com o absurdo de turnovers realizados) com toda a calma, passa a oposição que lhe é feita correctamente por LeBron e vê dois jogadores de Cleveland mais interessados em ir fazer oposição a um jogador que não tem bola. Faz isto sentido?

Situação 3 – Aprendam a fazer a defender screens – Ataque ao mesmo e o outro a fugir pelas costas.

Situação 4 – JR Smith marca quem? Reparem no movimento barata tonta do base durante a jogada. Onde é que se escondem os dois shooters de Golden State?

Situação 5 – Another double team, another screen. Durant acaba por oferecer o cesto a Pachulia, mas se repararem, Curry já estava lançado para a linha de triplo porque o seu marcador directo largou-o para compensar o desequilíbrio no jogo interior.

Situação 6 – Kyle Korver nunca foi conhecido por ser um bom defensor… bem, Kyle Korver nunca foi conhecido por nada, a não ser pelos triplos que lança do parque de estacionamento do pavilhão. Contudo, nem esses estão a entrar para amenizar a borrada de exibição defensiva que está a ser a partida. Porra Kyle! É preciso pedir autorização à perna esquerda para poder mexer a direita?!

Entretanto vemos Andre Iguodala ir ao topo do Everest para espetar uma grande abafo em Channing Frye.

E o velhinho David West, cheio de ciática naquele esqueleto, limpa o cu ao menino Iwan Shumpert.

Continuemos…

Situação 7 – Another Screen. É o o 5º de Green na partida. A defensiva de Cleveland não atina. Irra. Love chega atrasado. Quando Durant recebe já sabe que vai sacar a falta. Os dois pontos premeiam a azelhice do poste dos Cavs.

Situação 8 – 

Enquanto os Warriors põem a mão, põe o braço, contestam tudo até à medula (ou pelo menos tentam contestar) e não tem medo de fazer faltas, no garrafão de Cleveland o “à vontade” transforma-se em “à vontadinha”.

Situação 9 – Another double team, another on Green

O 2º período termina com uma diferença de 5 porque os Cavs estão a fazer uma valente joga no ataque.

Aí vem o pesadelo

Situação 10 – JR Smith continua perdido.

Situação 11 – Mais um lançamento falhado sem oposição por Kevin Durant. Os Cavs deviam capitalizar sobre estes erros. No meio de 5, Curry vai buscar mais uma 2ª bola que é transformada em mais 3 pontos.

Situação 13 – Inexplicável

Os Cavaliers descambaram por completo depois de terem atingido o climax no ataque quando reduziram a diferença para 6 pontos (88-82).

A equipa está prestes a deixar fugir o 2º jogo (perde por 15) mas o que interessa são os feitos de LeBron nas finais…

Situação 14 –Korver volta a borregar…

Kevin Durant vai continuando o seu espectáculo de magia

Situação 15 – Danger in the back

Situação 16 – More danger in the back

Anúncios

Um pensamento em “Como se pode levar um cabaz numa final sem defender muito?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s