Momentos da jornada europeia de qualificação para o Mundial


O fantástico momento individual do extremo bielorusso Pavel Savitskyi na vitória de Bielorussia frente à Bulgária por 2-1 no jogo a contar para o grupo A. Jogada de processos simples dos bielorussos. Passe muito bem calculado em profundidade do centrocampista Stanislav Dragun para a corrida do seu avançado frente ao central búlgaro Vasil Bozhikov. Com um drible para o interior, o avançado bielorusso do modesto Neman Grodno da liga bielorussa, tirou o seu oponente directo do caminho antes de realizar a preciosidade técnica que só parou no fundo das redes de Nikolai Mihaylov.

Num grupo de extrema complexidade, facto que não é de todo positivo para uma selecção que está ainda em trabalhos de parto (ou como quem diz, por outras palavras, a procurar operar alguma renovação para iniciar um trabalho de solidificação do seu jogo) a Holanda ainda procura conquistar o 2º lugar (actualmente ocupado pela Suécia) no Grupo A. Frente à modesta selecção luxemburguesa, a veterania existente no elenco da Laranja Mecânica voltou a ser o elo facilitador. No primeiro golo, Arjen Robben abriu uma linha de comunicação nas costas dos centrais para o estrondoso e vertical passe à la Strootman, mas, o momento do jogo seria realizado no 2º golo quando Wesley Sneijder pode celebrar o seu 33º aniversário com o seu 31º golo na sua 131ª internacionalização. Na jogada de contragolpe, o trabalho de aceleração promovido por Georginio Wijnaldum (também marcou) foi abrilhantado pela açucarada combinação entre Vincent Janssen (ludibriou muito bem o lateral contrário ao aparecer nas suas costas para depois rodar), Memphis Depay e Wesley Sneijder.

A discussão pela vitória no Grupo A ficou relançada na Friends Arena de Estocolmo. A França perdeu por 2-1 frente à renovada e interessante selecção sueca (excelente exibição do extremo do Toulouse Jimmy Durmaz), resultado que permitiu à formação nórdica colar-se à sua congénere francesa na liderança do grupo com 13 pontos. Redimindo-se de dois falhanços à boca da baliza, Olivier Giroud inaugurou o marcador com este golo de antologia. O avançado do Arsenal termina a sua temporada em alta. O melhor estava porém para vir.

O golo do empate dos suecos surge numa falha da defensiva francesa. Uma acção de cruzamento na esquerda leva Marcus Berg a entrar ao primeiro poste. Na sua movimentação, o histórico avançado do Malmo consegue arrastar de forma inteligente Laurent Koscielny e Blaise Matuidi (o médio do PSG ainda tenta fazer uma inversão de marcha para tentar discutir a bola de cabeça com Ola Toivonen). A situação obriga Benjamin Mendy a ir ao meio fechar para tentar interceptar o cruzamento de forma a tirá-lo da cabeça do avançado sueco. A bola acaba por passar para as suas costas onde aparece Jimmy Durmaz com todas as condições para fuzilar Hugo Lloris.

A azul, o movimento de antecipação ao primeiro poste realizado por Marcus Berg. Koscielny foi arrastado na movimentação do avançado do Malmo.

A vermelho, o péssimo posicionamento de Raphael Varane na altura do cruzamento

A azul, o deslocamento feito por Mendy para evitar que Toivonen pudesse facturar e a atitude relaxada de Dimitry Payet à entrada da área. O criativo do Marselha deveria ter sido mais expedito a fechar o intervalo existente para Durmaz. Se tivesse sido mais expedito poderia ter estorvado (pressionado) a acção do avançado sueco.

O empate teve o condão de repartir as oportunidades de golo que se seguiram para ambos os lados. Griezmann podia ter marcado em duas ocasiões. Robin Olsen negou dois golos ao jogador do Atlético. Hugo Lloris também negou o golo em 3 ocasiões aos suecos (1 defesa muito vistosa a livre do criativo Emil Forsberg), antes de cometer este perfeito e inexplicável acto de sanidade em que as culpas também devem ser partilhadas em parte com Laurent Koscielny

Ninguém percebeu o que é que o guardião (devidamente pressionado) quis fazer com o esférico. Lloris queria passar a bola para as duas linhas de passe seguras que tinha ou queria despachar a bola para o meio-campo contrário? No entanto, Laurent Koscielny também poderia ter sido mais proactivo na abordagem ao erro do companheiro

Nas imagens nota-se que o central do Arsenal hesitou na abordagem ao lance. A bola ia rápida é certo e Koscielny não estava enquadrado no seu percurso. No entanto, o central do Arsenal preferiu tentar perceber quem é que poderia interpor-se no caminho da bola em vez de a tentar atacar. Quando o central viu que o esférico ia sobrar para os pés de Ola Toivonen correu imediatamente a baliza. Já não havia nada a fazer.

O humilde defesa lateral\médio ala de 22 anos do Santa Coloma Marc Rebes ganhou literalmente o dia quando marcou o golaço que colocou o principado de Andorra em festa. A selecção andorrenha de futebol voltou, 13 anos depois, a conquistar uma vitória em jogos oficiais, ao bater a Hungria por 1-0.

Amigos amigos, negócios à parte. No final do jogo que ditou o empate entre a Bósnia e a Grécia, Edin Dzeko e Kostas Manolas provocaram uma situação insólita que terminou numa escaramuça feia que envolveu os jogadores, treinadores e dirigentes de ambas as selecções. No final de um jogo muito feio em que o central deu em cima do seu companheiro de equipa, Dzeko sentiu a necessidade de ir resolver alguns diferendos que deverão ter ficado por resolver no clube em virtude de algumas palavras que foram proferidas pelo central grego. Quando a situação parecia sanada (Manolas já se encaminhava para os balneários), o médio Muhammad Besic decidiu ir dar mais uma achega ao central da Roma, despoletando uma situação que terminou com uma verdadeira cena de pugilato amador. Andreas Gianniotis perdeu um dente numa escaramuça com um elemento da formação bósnia.

Esperemos a UEFA possa agir em conformidade face à situação lamentável que foi gerada. Bósnia e Grécia deverão perder os pontos conquistados e vários jogadores podem ser severamente castigados pelo organismo que tutela o futebol europeu.

Do 8 ao 80: a exibição do guardião da Estónia e SJK (campeonato finlandês) Mihkel Aksalu na vitória da Bélgica em Talinn por 2-0.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s