Momentos da jornada de qualificação europeia para o Mundial


Um lindíssimo momento de bola parada protagonizado pela dupla de centrais da selecção austríaca no golo somado frente à Irlanda por Martin Hinteregger. Autêntica jogada estudada no canto batido pelo centrocampista do Bayer de Leverkusen Julian Baumgartlinger.

Uma analise simplista sobre o lance poderia indicar que o golo marcado pelo defesa (central de origem, adaptado a lateral esquerdo na selecção austríaca)  do Borussia de Monchengladbach (emprestado na temporada 16\17 ao Augsburg) foi obra de um determinado contexto verificado na marcação do pontapé de canto. Uma análise mais ou menos qualificada verá que a jogada resulta de um ensaio de laboratório muito bem trabalhado, ainda para mais se considerarmos que a defesa irlandesa é muito forte no jogo aéreo.

O lance poderia ter ter sido finalizado por Sebastian Prodl. Na imagem vemos que o central do Watford tem todas as condições para atacar o esférico. O seu marcador directo não está a marcar em cima. Contudo, o central apercebe-se que o jogador colocado ao primeiro poste está em condições de poder bloquear o remate. Ao deixar passar a bola, o central sabe que atrás de si está o seu companheiro de eixo Dragovic. Como Dragovic está a ser marcado, só terá de deixar a bola passar para o surgimento no espaço de Hinteregger (o destino final da acção treinada). Hinteregger está sem marcação e o jogador “livre” da Irlanda no lance em questão está, como podemos ver na seta a vermelho, demasiado longe para poder atacar aquela bola.

Contraponto ao golo obtido pelos austríacos – Como nunca defender um lance de bola parada, por mais longe que este esteja da área.

Num livre marcado atrás do meio-campo, a Irlanda tenta empurrar a defesa austríaca para a área. Os austríacos sobem a linha defensiva mas não tentam criar a armadilha do fora-de-jogo com uma subida rápida no momento do passe. As marcações são as melhores. Há 2 jogadores sem marcação (1,  5), a marcação ao jogador 2 é feita demasiado longe para quem tentará, enquanto a bola estiver no ar, bloquear a movimentação do adversário.

Quem acaba por cabecear em desequilíbrio é precisamente o jogador 5 (Shane Duffy). Se Duffy tivesse feito uma boa leitura da situação, poderia ter amortecido a bola para a finalização do 1 (o que não tinha qualquer marcação) porque estaria isolado em situação completamente regular. Lance de alguma felicidade para os austríacos numa falha defensiva impensável nos dias que correm.

A formação austríaca voltaria a cometer mais uma falha grave aqui neste lance. Mais uma vez, os irlandeses não aproveitaram.

Macedónia 1-2 Espanha – As sobreposições pelo interiores que já tínhamos falado aqui… aquando do amigável que a selecção espanhola disputou contra a França no final do Março como uma das principais características da selecção espanhola na versão Julen Lopetegui. Vejam a sobreposição interior que é dada por Jordi Alba no lance do primeiro golo. Por detrás das costas do marcador, o lateral dá a solução de progressão que Iniesta desejava para o lance. Uma jogada que transita do Barça.

A utilização de David Silva a falso 9. Uma solução interessante, a meu ver. O médio do City tem o condão de arrastar a marcação, receber de costas, rodar, ler, e colocar a bola redondinha nos pés de alguém que conseguir ganhar rapidamente as costas da defesa. De tudo o que tenho visto desta selecção espanhola, esta é a única situação que não transita do trabalho que é feito nos clubes. Continuo sem poder dar créditos a Julen Lopetegui.

Há por aí alguém que queira por cobro ao remate de meia distância de Armando Sadiku? 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s