Foi vendido, está no banco!


Durante o último ano, Fernando Santos testou em vários jogos (oficiais e amigáveis) o seu sistema de 2 avançados com Cristiano Ronaldo e André Silva. O jogador do AC Milan provou em diversos jogos que a sua presença na área dá um duplo benefício ao jogo da selecção: para além de se constituir como uma mortífera referência de área quando a equipa opta por tentar chegar à área através de cruzamentos (7 golos em 8 internacionalizações), o avançado do Milan beneficia o “jogo particular” de Ronaldo com as suas movimentações. Ao arrastar um ou até mesmo os  dois centrais adversários com as suas movimentações, o jogador cria o espaço necessário para Ronaldo entrar em zona de finalização à vontade, sem oposição, como tanto gosta.

Contra o México, André Silva começará a partida no banco. O que é que mudou em poucos dias nas ideias do seleccionador nacional? Ah, já percebemos. Foi vendido. Jorge Mendes já recebeu a sua comissãozinha de 10% do valor da transferência. O jogador já não precisa de ser valorizado na Taça das Confederações. E isso reforça novamente a ideia que se tem vindo a acentuar nos últimos anos no que respeita à influência de Jorge Mendes nas selecções nacionais.

Anúncios

6 thoughts on “Foi vendido, está no banco!”

    1. Se o jogador foi testado em 8 encontros no último ano no total de 586 minutos e o Nani só jogou 5 partidas no total de 315 minutos, porque falhou duas convocatórias por lesão, não seria de esperar que o treinador jogasse com o jogador que lhe dá mais garantias?

      Gostar

      1. Claro. Como não compreendo porque Moutinho foi titular quando é claramente um jogador em fase descendente na carreira dele.
        Mas Santos é isto. Pensa que todos anos vão acontecer milagres.

        Liked by 1 person

  1. Completamente de acordo com o post. A titularidade de Nani e a sua presença em campo durante 60 minutos foram um absurdo que terá impedido Portugal de vencer. Com Gelson e André a equipa foi outra mesmo com a disparatada saída de Quaresma que foi o nosso melhor jogador.

    Liked by 1 person

    1. Caro Luís, em primeiro lugar considero um prazer o facto de o ter aqui como leitor.

      Pois, de facto o Nani alia neste momento vários factores que me levam a defender que não tem espaço nesta selecção. Em primeiro lugar está fora de forma. Teve uma temporada muito complicada (com pequenas lesões que não lhe permitiram ter um percurso regular) num clube que teve uma temporada muito complicada (muito irregular) face aos objectivos assumidos, a jogar, maioritariamente, na sua posição original nas alas. Em segundo lugar, eu continuo a crer que o jogador estranha aquela posição por completo. A colocá-lo numa frente de ataque, jamais se deverá colocar o jogador junto aos centrais porque lhe falta muito poder de choque. O Nani será mais rentabilizado neste sistema se, por exemplo, lhe forem dadas indicações para ser um avançado móvel a cair nas alas. Principalmente na esquerda, onde para além de eventualmente poder arrastar as marcações com as suas movimentações, poderá cruzar e\ou segurar a bola para permitir a colocação de cruzamentos do André Gomes sem oposição ou até fazer sobreposições com o Raphael Guerreiro.
      O Raphael está a precisar claramente de mais presença naquela ala para subir de rendimento. Como o André Gomes joga mais pelo interior, constituindo-se como um 3º médio centro (na 1ª parte do jogo de hoje até apareceu na direita para libertar o Quaresma no corredor central) creio que ele tem estado ligeiramente sozinho naquele flanco. Tal situação não lhe tira o melhor rendimento possível. Não o leva a subir tantas vezes pelo flanco. Não lhe permite tirar cruzamentos nos pontos em que ele é letal Não lhe permite aparecer em zonas de finalização em jogadas construídas pelo flanco contrário, como de resto faz tantas vezes no Dortmund…

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s