As evidentes diferenças


Fernando Santos acertou finalmente agulhas com a fórmula que nos poderá “dar qualquer coisita” nesta Taça das Confederações. Não foi tão bonito vermos um jogo em que a nossa selecção conseguiu finalmente praticar (a espaços) um futebol estético, pensado e criterioso a partir de trás ao invés do longo chutão para a frente praticado contra os mexicanos? Não foi tão vistoso vermos uma equipa capaz de manietar (a espaços) o adversário através da circulação de jogo, com dois jogadores no meio-campo (Adrien e William) que jogam de olhos fechados? Bernardo Silva dá ou não dá outra criatividade a esta equipa e outra velocidade nas situações de contragolpe? Pode-se dizer que com Bernardo Silva, Cedric parecia outro jogador completamente diferente. André Silva é um não é um jogador que garante, através da sua presença na área, outro sentido ao jogo, libertando Cristiano Ronaldo para as funções em que este é efectivo? Aquela parte de final de sofrimento era escusada se atendermos ao número de oportunidades que tivemos no início da 2ª parte para matar o jogo!

Os problemas desta equipa foram facilmente identificáveis e modificáveis. Com Adrien ganhámos claramente o que Moutinho não deu em 3 jogos: rapidez e clarificação na transição, noção de gestão da posse de bola nos momentos em que é preciso gerir a posse de bola e outra capacidade de pressão e até mesmo de batalha a meio-campo. O médio do Sporting pode não ganhar todas as divididas, mas nunca rejeita a sua participação nestas. Contra o México, o médio do Mónaco foi muito incipiente nas transições, frente a uma equipa que, com o sistema profícuo de pressão alta que montou, quase sempre obrigou os centrais portugueses a jogar longo para fugirem ao erro. Se Moutinho quiser re-entrar nesta equipa tem que demonstrar mais avidez a baixar para vir buscar a bola aos centrais e tem que dar mais ao chinelo quando o adversário tem bola.

Com Bernardo Silva ganhámos criatividade e velocidade na fase de criação. O jogador do Mónaco é um jogador extremamente valioso pela quantidade de soluções que dispõe para furar a rede defensiva adversária. É aquele jogador que dá um jeitaço quando a equipa precisa de alguém que seja capaz de deixar adversários para trás com a bola nos pés. É aquele jogador que também dá um jeitaço em situações de 2×2 ou 2×3 nos flancos. Quando parte para o drible, Bernardo é uma ameaça enorme pela capacidade enorme de drible que dispõe. Quando arranca em velocidade é normal que os 2 ou 3 jogadores presentes naquele frame tenham a tentação de acorrer ao mesmo tempo ao jogador para o desarmar. Como o jogador do Mónaco é bastante inteligente em termos de decisão, se perceber que deve avançar para consumar o desequilíbrio avança, se entende que deve travar a investida, abre o cenário perfeito para o cruzamento do lateral. Foi o que aconteceu precisamente no lance em que Cedric colocou uma bola cantada na cabeça de André Silva. Nota 20 para a exibição do jogador no Mónaco na partida desta tarde. Sem ter falado na velocidade que o jogador coloca sempre que recebe a bola nas costas do meio-campo adversário. Um autêntico acelerador. Um autêntico criador. Um verdadeiro número 10.

A presença de um jogador da área, liberta Ronaldo para as tarefas em que o jogador do Real Madrid é mais eficaz. Permite-lhe deambular para as alas para estender o jogo e desequilibrar no 1×1. Permite-lhe a entrada em zona de finalização sem oposição. Permite aos laterais saberem que o jogador está lá e que vai entrar naquele espaço específico. Permite finalmente a colocação de cruzamentos para a área, processo em que Nani deixa muito a desejar. Akinfeev negou um golo que André Silva mereceu com inteira justiça pela agradável exibição que realizou na Spartak Arena de Moscovo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s