Bloco de Notas da História #24 – 20 anos é muito tempo…


Passaram 20 anos sobre a atitude mais anti-desportiva da história do desporto mundial! Quem não se lembra de ver este combate?

A 28 de Junho de 1997, em Las Vegas, Evander Holyfield assegurava a Mike Tyson a oportunidade de lutar novamente pelo cinturão da WBA relativo à categoria de pesos pesados, poucos meses depois de o ter derrotado com estrondo num combate realizado na Grande Arena do MGM de Nova Iorque. Nesse confronto realizado a 8 de Novembro de 1996, The Real Deal, alcunha pela qual ficou conhecido o grande boxeur do estado do Alabama, derrotou Tyson (atleta que entretanto vinha a recuperar a sua posição no topo do boxe mundial, depois de ter sido preso em 1992 por abuso sexual e libertado em 1994) com um estrondoso K.O Técnica na 11ª ronda, num combate em que Tyson, na ronda anterior, quase beijou o tapete em duas ocasiões.

O re-match combinado uns meses antes pelos seus agentes sob proposta de Mike Tyson, foi apregoado durante vários meses pelos órgãos de comunicação social norte-americanos como o combate do século. Consta-se nos meandros da modalidade que o combate de Novembro de 1996 mexeu completamente com a auto-estima de Mike Tyson. Tyson queria a todo o custo devolver, à saciedade, todos os mimos que lhe tinham sido brindados por Holyfield em Nova Iorque. A teia de acusações (entre os boxeurs, entre os treinadores e entre os agentes que representavam os atletas) no hiato existente entre os dois combates, teve o dom de apimentar ainda mais a chama da disputa. Nos dias que antecederam ao combate, a HBO angariou nada mais do que 1,99 milhões de assinaturas só para a transmissão do combate, número que permitiu à cadeia de televisão norte-americana arrecadar cerca de 100 milhões de dólares. Poderia Tyson concretizar a sua vingança sobre Holyfield?

O tetracampeão do mundo de pesos pesados Evander Holyfield estava entrar na curva descendente da sua carreira no ano 1997. A 11 de Novembro de 1995, Holyfield tinha até sofrido o primeiro knock-out de uma carreira brilhante em várias categorias de peso (nos anos 80, o boxeur iniciou a sua carreira na categoria Light Heavyweight). Não sendo de todo um boxeur com o seu diapasão alinhado no power punching ou numa atitude demasiado ofensiva, mas sim, na forma como conseguia conduzir um combate com inteligência em função dos pontos fortes e dos pontos fracos do adversário, Holyfield aliava essa mesma inteligência a um carácter ardiloso, manhoso e provocador no ringue. Para além de todas estas qualidades, Evander Holyfield era um boxeur que se apresentava no ringue num tremendo momento de forma física.

Ao dar-lhe imensa distância nos momentos de contacto, Holyfield nunca permitiu que Tyson o golpeasse com o alcance de braços ideal. Por outro lado, sempre que Holyfield se aproximava de Tyson, e, por conseguinte, sentia o perigo do seu poderoso golpe, trava imediatamente de se agarrar ao adversário para travar a sua acção e mandar-lhe duas ou três pequenas cabeçadas. Noutros pontos de contacto, Holyfield tentava “empurrar Tyson” para as cordas do ringue, zona em que nenhum boxeur se sente confortável para atacar. Por outro lado, sempre que tinha condições para lançar o seu ataque, Holyfield fazia questão de utilizar o seu dinâmico jab.

O combate aqueceu. À passagem pelo 3º assalto, os rivais trocavam golpes a uma velocidade frenética. No 2º assalto, Tyson sofreu um corte no super-cílio direito, situação que o fez lembrar da vergonha que tinha passado no combate anteriormente disputado. O árbitro da partida Mike Lane decidiu não retirar qualquer ponto nesse assalto a Holyfield. Quando o combate se preparava para seguir para mais uma ronda, eis que Tyson aproveita um momento de contacto para morder com voracidade a orelha de Evander Holyfield. O combate estava completamente estragado. Tyson era desqualificado.

Os dois pugilistas estiveram sem se falar durante 12 anos. Mike Tyson só viria a pedir desculpas ao seu rival em 2009 no programa de Oprah Winfrey. Reza a história que actualmente até são grandes amigos. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s