Dedicado a todos aqueles que querem Francisco Geraldes a 8


A ratada de Geraldes no jogo de ontem.
Considerações à parte sobre a atitude de menosprezo (aparente; eu cá acho que o técnico do Sporting sabe bem o jogador que tem e sabe perfeitamente o uso que lhe irá dar; não lhe irá dar porém na posição que todos lhe têm suplicado) factual que tem sido dado ao jogador por Jorge Jesus desde que voltou de empréstimo, eu continuo a achar que o jogador pode fazer naturalmente a posição 8 (como pode fazer, com altíssimo rendimento, qualquer posição em campo porque tem técnica individual, inteligência táctica e inteligência em todas as acções que toma para o fazer) mas rende muito mais se jogar à frente, à entrada da área, preferencialmente nas costas do ponta-de-lança ou, em último caso, nas alas, como falso extremo.
Pensem bem todos aqueles que nos últimos meses são apologistas da colocação do jogador na posição 8. Vamos fazer um exercício. Querem um Francisco Geraldes à imagem de Adrien num meio campo a 2 (com o pacote completo; distribuir e construir na 1ª fase de construção, apoiar a acção ofensiva, ter que andar ali no meio-campo à caça das segundas bolas ou a pressionar adversários para evitar que estes sejam rápidos na transição para o contragolpe ou a lançar o contragolpe em profundidade; quando em linhas baixas, um autêntico mouro de trabalho que salta na pressão de jogador em jogador) ou querem um Geraldes, mágico, criador de espaços, criador de situações de ruptura, criador de problemas defensivos para a equipa contrária através da constante dinâmica que executa para entrar num espaço livre onde possa receber, por conseguinte arrastar e pensar\criar novos problemas defensivos para a equipa contrária? Pensem bem. A resposta é óbvia. Quanto mais Geraldes estiver próximo da frente de ataque, mais desequilíbrios cria. Num meio-campo a 2, o jogador será obrigado a perder 80% do seu tempo em questiúnculas estéreis para a dose e meia de futebol que tem para oferecer.
Num meio-campo a 3, a história é outra…
Anúncios

Um pensamento em “Dedicado a todos aqueles que querem Francisco Geraldes a 8”

  1. Muito boa análise às características de F.Geraldes e ao que poderá trazer à equipa principal do Sporting.
    Na época passada, quando regressou a equipa B, tive a percepção que ainda cresceu no Moreirense, como jogador e capitão.
    Os vídeos acima são anteriores ao empréstimo e em muitas situações, por instantes vi um Adrien Silva(nos lances em que gira com a bola coloca nos pés entre adversários), em outras Zico!(nos passes de calcanhar e nos passes diagonais para a linha de fundo a solicitar cruzamentos.
    Destaco em F.Geraldes a inteligência, visão de jogo e a incomum qualidade de execução com ambos os pés, seja um passe, um remate ou uma trivela a isolar um companheiro. E a entrega total ao jogo.
    Quem tiver a oportunidade de ver ou rever os jogos da equipa B na segunda metade da época passada, após a saída de João de Deus, verá jogadas ao primeiro toque, triangulações e tiki-taka qb até o golo. Os artistas: Gauld, F.Geraldes, Ivanildo, A.Geraldes, Matheus Pereira, Rafael Barbosa, Dala, Pedro Delgado, Empis, Ruiz, Kiki,etc.
    Um exemplo? O jogo com o Olhanense em que Gelson Dala faz um poquer: https://www.youtube.com/watch?v=MW7596ficUM – Parece bilhar!
    Neste vídeo não aparecem todos os passes que antecedem o 1º golo de Dala. Quem tiver oportunidade que veja este jogo por inteiro! Reparem na participação de F.Geraldes nos lances de golo e o passe de trivela. A confirmar tudo o que expôs na análise.
    Cumprimentos,
    JH

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s