Godfred Donsah


Um autêntico todo-o-terreno. Há uns meses atrás já tinha dado umas pinceladas sobre o talento do jogador ganês do Bologna bem como de outros médios africanos de altíssima qualidade que tem vindo a progredir no futebol italiano.

Alfred Donsah é sem sombra para dúvidas um dos médios mais possantes e impressionantes da Série A. O ganês de 21 anos, jogador que segundo consta estará prestes a assinar contrato com o Torino a troco de 8 milhões de euros, é um verdadeiro box-to-box, não na errada acepção da posição que muitos tentam colar para vender determinados jogadores como jogadores de uma posição que no facto não existe no futebol (porque nenhum jogador passa um jogo inteiro a correr de área a área; se o fizer, é um jogador que arruína por completo a organização da equipa dada a sua importância na estrutura táctica quer nos processos defensivos quer nos processos ofensivos), mas sim ao nível de características. Tenho para mim a crença que os box-to-box designam apenas os jogadores que partilham de várias características: 

  • São de jogadores de campo inteiro que participam nas 2 fases do jogo, ou seja, são jogadores capazes de estar, durante o processo defensivo, à entrada da área ou no meio-campo a tentar destruir jogo – através do desarme, de intercepções, nas divididas – para recuperar o esférico de forma a iniciar a transição ofensiva – lenta ou rápida – em ataque posicional ou em contra-ataque.
  • São jogadores que pisam com facilidade vários terrenos – desde a entrada da área, onde podem ser fulcrais na ajuda defensiva que garantem aos centrais, passando pelo meio-campo, à entrada da área adversária, terreno onde podem entrar em drible e\ou onde aparecem para ganhar as segundas bolas de forma a reformular a acção ofensiva, a rematar de meia distância ou a entrar na área em drible para finalizar.
  • São jogadores com alguma propensão propensão para cair de vez em quando para as alas (veja-se o vídeo acima postado) porque são jogadores com processos de execução muito rápidos, não estranhando de todo a possibilidade de terem que avançar no 1×1 contra os defesas.
  • São jogadores com uma enorme qualidade de passe e cruzamento (afastado da área)
  • São jogadores com uma capacidade de desarme (através de carga de ombro ou de desarme no solo) admirável.
  • São jogadores que saem bem e em velocidade das situações de pressão criadas pelo adversário nos momentos de transição para o ataque.

Donsah enquadra-se portanto nestas características. O ganês, jogador que chegou em 2012 para representar os sub-20 do Palermo, é um jogador que se destaca essencialmente pelas suas qualidades físicas (é veloz, é possante, é resistente, é muito ágil, é duro na abordagem aos adversários, mas não é de todo um jogador faltoso), pela sua capacidade de desarme no solo, pela forma em como consegue sair em velocidade (com bastante eficácia, em drible) da pressão montada pelo adversário nas transições e pela velocidade que imprime nas transições quando não apresenta o seu principal defeito: o facto de se perder de vez em quando em dribles estéreis sobre os adversários em vez de soltar a bola no tempo correcto para permitir a progressão da equipa no terreno. Contudo, o jogador também apresenta uma apreciável qualidade e eficácia no passe longo. Em vários jogos já vi o ganês colocar, com um garbo surreal, a redondinha nos pés dos colegas com passes a 50\60 metros de distância.

Quando joga ou entra em diagonal na direita, o internacional ganês é uma autêntico diabo a 4. Dono de uma incrível velocidade, sempre que recebe no último terço naquele flanco, é um jogador que não hesita em partir no drible 1×1 contra os defesa ou contra os defesas que lhe aparecerem pelo caminho, realizando-o quase sempre com largos benefícios para a equipa.

Um dos pontos fracos do jogador é o remate. Creio que o jogador chega bastante cansado à zona de finalização em virtude do enorme esforço que realiza em campo. Isso nota-se a olho nas situações em que o jogador remata depois de finalizar as acções de drible sobre os adversários. Também não é um jogador inteligente nas decisões que toma. Quando desequilibra pelo flanco direito tem tendência a rematar (frouxo) em situações nas quais lhe são dadas (pelos colegas) várias linhas de passe para assistir.

Anúncios

Um pensamento em “Godfred Donsah”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s