De Lisboa a Londres: mais de duas semanas de viagem.


william carvalho

Deveremos ter regressado ao Século XIX. A notícia de uma venda está a demorar mais de 2 semanas a sair e o jogador, cá para mim, foi para Londres montado num burro. Só assim se explica o facto de ter saído de Portugal há 2 semanas e ainda não ter chegado a Londres.

Sai, não sai. Sim, não. Já tem acordo, não tem acordo. Já assinou um pré-acordo, afinal, não assinou nada. O Sporting começou por pedir 45 milhões. Agora pede 38. Ainda pode descer aos 35. Se o West Ham continuar o braço de ferro, talvez o dê de borla. Mas o West Ham não quer passar dos 30. Perdão, dos 35. E ainda querem levar Adrien e Palhinha num pack por 30 milhões de euros. Não, afinal são 22 e eles ainda dão o Cheikhou Kouyaté. à troca. Com um bocadinho de sorte também levam 3 ou 4 putos da formação e a fazer jus às mentiras publicadas pelos 3 diários desportivos no mês de Junho, Jorge Jesus vai pro PSG e o Slaven Bilic vem para Alvalade treinar os Juvenis (a verdade é que não tem talento para mais que os Juvenis!). Contudo, os mesmos mentirosos também têm semeado aos sete ventos a existência de um fundo que está a tentar vender o Adrien por 18. Irra. Há 2 semanas que não se escreve noutra coisa na imprensa portuguesa senão na “saída” de William Carvalho para Inglaterra. Como disse uma vez o outro, o que morreu de velho,  “qual é a pressa sentida pela “jornaleiragem” lusa (Carlos Dolbeth; em tudo o que escrevo ou digo, faço sempre questão de mencionar as fontes, Carlos; continuo-te a pedir para teres a coragem de citar as fontes das ideias que aproprias deste blog) para despachar William?”

Cedo de borla a resposta a essa pergunta. Os comandos vermelhos que pairam pelos excitados diários desportivos da capital (os que mais tem apregoado a venda do jogador) querem ver Jorge Jesus num mar de problemas. Tenham calma e relaxem. Jesus antecipou-se à possível saída do jogador. Rodrigo Battaglia não está a entrar à toa no 11 às custas de William. O Sporting já está a precaver a eventual saída do médio. Tudo ficará decidido na quarta-feira: se sai ou se renova contrato como o jogador mais bem pago do plantel leonino.


Parem dois minutos, fumem o vosso cigarro e comecem a filtrar este tipo de notícias. Leiam-nas atentamente e relacionem as mesmas com alguns dos dados que eu vos vou ceder. Questionemos:

premier league 2

O West Ham recebeu 116,62 (o equivalente a 127,66 milhões de euros) milhões de libras da Premier League relativos a prémios, contratos de exploração comercial da sua imagem e direitos televisivos.

west ham 2

No presente defeso, o West Ham gastou 45,4 milhões na aquisição de 5 jogadores, tendo recebido por outro lado, 25,15 milhões nas várias vendas que realizou. Se subtrairmos ao prémio de 127,66 milhões de euros, o saldo negativo de 20,25 milhões de euros relativos à diferença entre as entradas e as saídas de jogadores, sobrarão ao West Ham 107,41 milhões de euros.

Segundo o que pude apurar aqui, a massa salarial anual da formação britânica reside actualmente num valor próximo dos 62,35 milhões de libras (63,44 milhões de euros). Se subtrairmos aos 107,41 milhões remanescentes este valor de 63,44 milhões de euros, o West Ham continuará (sem ter que mexer noutras receitas como bilhética, vendas corporate, quotização de associados, merchandizing, contratos de branding, naming, publicidade estática de estádio, publicidade das camisolas, publicidade das salas comuns do Olímpico de Londres, entre outros) a ter 43,97 milhões de euros para oferecer ao Sporting.

Um clube que tem (sem mexer nos capitais angariados noutras rubricas da sua receita) 43,97 milhões de euros para gastar, terá necessidade de andar a regatear um jogador ao cêntimo?

Não vejo muita lógica nisso. Para além do mais, sempre que os clubes ingleses estão realmente necessitados de um jogador, costumam bater a cláusula de rescisão.

Ainda ninguém parece ter “alcançado” a ideia que o futuro de William no Sporting joga-se na quarta-feira na Roménia. Se o Sporting se apurar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, será apresentada uma proposta de renovação ao médio na qual os números envolvidos irão torná-lo no jogador mais bem pago da história do Sporting Clube de Portugal. Se o Sporting for eliminado, o Sporting irá vender o jogador ao West Ham por 40 milhões de euros. Nem mais, nem menos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s