Os golos do dia


Inicio este post com a fantástica execução de Cristiano Ronaldo num jogo em que sinceramente o potencial do adversário não deixou muito para contar. Jogo totalmente dominado pela nossa selecção no qual apenas saliento, como única alteração (positiva) de maior visibilidade em relação aos desempenhos nos jogos da Taça das Confederações, a maior mobilidade dos médios alas para terrenos interiores. Tanto João Mário (a procurar claramente o interior) como Bernardo Silva criaram, em posição interior, muitas dificuldades de marcação à linha média dos ilhéus e permitiram a maior projecção dos laterais, numa estratégia de criação de volume de jogo quase sempre alicerçada na construção através das constantes variações entre flancos e constituição de triângulos (com as descidas de Ronaldo até à meia-interior, principalmente no flanco esquerdo) de superioridade nos corredores para deixar um homem solto para cruzar. Cruzamentos. Muitos cruzamentos à procura de André Silva e de Cristiano Ronaldo. Cruzamentos em jogadas pensadas ou de primeira em velocidade, como tantas vezes colocou Cédric.

Porque é o “jogo interior” de William tem feito tanta falta ao Sporting? 

Este foi, na minha acepção, o único lance que destoou dos padronizados processos de jogo desta selecção.

Estas são, por outro lado, as acções de jogo interior que tem faltado em alguns jogos ao Sporting de Jorge Jesus, ou seja, a capacidade que William tem de recuperar e queimar linhas adversárias no seu possante drible (obrigando os adversários a terem que sair das posições estabelecidas para o desarmar), o passe vertical para as entradas do segundo avançado dentro do bloco adversário, e o passe em profundidade para as costas da defesa. William pode não ser o jogador mais rápido a executar à face da terra – efectivamente não é, embora algumas das criticas sejam na minha opinião algo injustas, porque William é efectivamente um dos melhores jogadores do mundo a gerir os ritmos de circulação, acelerando quando a equipa necessita que este acelere para tirar vantagem sobre o posicionamento adversário, pausando quando a equipa precisa de gerir através da posse – mas é um extraordinário pensador de jogo.

A bicicleta de Axel Witsel no 4º dos 9 golos apontados pela Selecção Belga contra Gibraltar.

A boa jogada dos bósnios no lance do 2º golo na derrota em Chipre por 3-2. A selecção dos balcãs foi para as cabines a ganhar por 2-0 mas deixou a vantagem escapar nos minutos finais frente a uma selecção cipriota que ganhou muita alma no seu jogo no 2º tempo. A boa iniciativa dos bósnios tem obrigatoriamente de ser dividida em dois actos:

bosnia

O primeiro foi o aproveitamento da situação de pressão alta dos cipriotas por parte da dupla Sead Kolasinac\Gojko Cimirot. Com uma movimentação de aproximação ao portador Cimirot atraiu o marcador de forma a criar a situação de ruptura que deu todo o flanco para acelerar (até à área) ao lateral do arsenal

bosnia 2

Como nenhum dos centrais cipriotas decidiu sair ao lateral esquerdo (Fanos Katelaris manteve-se firme na vigilância a Dzeko), o lateral foi obrigado a ter que decidir rapidamente o lance. A verdade é que poderia ter chutado à baliza mas não o fez. O lateral do Arsenal contemporizou e esperou que Edin Visca fizesse a aproximação ao 2º poste para colocar um passe perfeito para a finalização do médio do İstanbul Başakşehir.

Extraordinário movimento de costas para a baliza do ponta-de-lança cipriota Pieros Sotiriou, jogador que viria a marcar o golo da vitória, numa jogada novamente pensada pelo lateral Jason Demetriou (excelente inflexão seguida de tabela e corte pelo meio de dois adversários para receber a bola já dentro da área), na qual, o avançado de 24 anos que actualmente representa o Copenhaga, segurou muito bem a bola perante a marcação adversária, atraiu 3 jogadores e libertou no tempo correcto pelo meio de dois para a entrada na carreira de tiro do médio francês naturalizado cipriota Vincent Laban. Fulminante remate de Laban sem dar hipóteses a Asmir Begovic.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s